São Luís sedia Congresso Norte e Nordeste de Ortopedia e Traumatologia

Foi realizado em São Luís (MA), no período de 2 a 4 de junho, o XVII CNNOT – Congresso Norte e Nordeste de Ortopedia e Traumatologia. O evento aconteceu no Hotel Luzeiros e reuniu profissionais de todo o Brasil e de Portugal para promover integração multiprofissional nas áreas afins da Ortopedia.

O encontro foi um dos mais relevantes eventos científicos da Ortopedia Brasileira e envolveu uma macrorregião composta de 16 regionais – a maior em número de unidades membros. Foram 3 dias de programação diversificada. Um dos temas discutidos no congresso foram as Olimpíadas do Rio 2116 e toda a temática que envolve a Medicina do Esporte.

Para o presidente do Comitê Executivo do XVII CNNOT, Dr Heetor Carvalho, o evento teve como meta entregar à sociedade um evento de alto nível, com organização igualmente satisfatória. “Isso foi atingido além de nossas expectativas”, disse.

No congresso participaram ortopedistas, residentes de ortopedia, enfermeiros, terapeutas e universitários da área de saúde.

“Tivemos envolvimento na programação científica de mais de 100 palestrantes no total, com presença de colegas ortopedistas de todo o Norte e Nordeste, grandes nomes da ortopedia brasileira, além de convidados internacionais, como o enfermeiro Manuèl Padìn e o ortopedista Jorge CruZ de Melo”, ressaltou Dr Heetor.

PAUTAS DO CONGRESSO

Sobre os temas da ortopedias e traumatologia discutidos no evento, o presidente do Comitê destacou as subáreas de coluna, pé e tornozelo, joelho, quadril, ombro e cotovelo, punho e mão e tumor ósseo.

Segundo o Comitê Executivo, um dos pontos mais relevantes do congresso foi a Cirurgia ao Vivo, realizada no Hospital Universitário, dia 04 de julho, chefiada pelo ortopedista europeu Dr Jorge Cruz Melo, e coordenada pelo chefe do serviço de cirurgia de quadril, Dr Raul Almeida, além do Dr. José Carlos Amaral, chefe do serviço de residência em ortopedia e traumatologia, Dr. Orlando Matos, cirurgião de quadril. “Foi de grande relevância pela sua complexidade para sua realização e o envolvimento de grande número de profissionais”, completou. Também ocorreu simultaneamente o I Simpósio Internacional de Enfermagem Cirúrgica, presidido pela Enf. Magda M. O. Carvalho e como convidado internacional o Enf. Manuèl Tresandì padìn.

CAMPANHA DE COMBATE AOS ACIDENTES DE TRÂNSITO:

Durante o congresso foi realizada também a II Corrida Trânsito Sem Fratura. A corrida teve grande participação de ortopedistas, outros profissionais da saúde e esportistas em geral a nível profissional e amador. Com apoio importante de órgãos governamentais como o Detran-MA, Semtur, e patrocínio de grandes empresas da nossa capital, o evento se configurou em sucesso e grande repercussão.

Foi mais uma oportunidade para todos alertarem sobre os problemas de acidentes no trânsito, participar de uma atividade física e de espírito desportivo e também prestigiar mais um importante evento em nossa capital.

“A campanha foi um sucesso, no tocante da realização da corrida no dia 05 de junho com grande participação da população em geral e uma infraestrutura completa para atendimento do atleta. A divulgação nos meios de comunicação e redes sociais estiveram ao nível necessário do evento.”, destacou a SBOT-MA.

DR JORGE CRUZ DE MELO

O Dr. Jorge Cruz de Melo é médico especialista em Ortopedia e Traumatologia (Ordem dos Médicos 1996), membro da Sociedade Portuguesa de Cirurgia Ortopédica (SPOT), da Sociedade Portuguesa de Artroscopia e Medicina Desportiva e da Sociedade Internacional de Ortopedia (SICOT). É uma referência nacional e internacional na cirurgia da anca e é assíduo convidado em Congressos sobre Artroscopia da Anca, Tratamento Conservador da Anca no Adulto Jovem e Tratamento do Conflito Femoroacetabular.

O Dr. Jorge Cruz de Melo é também especialista em Artroplastia da Anca (Prótese da Anca) e as suas revisões e tornou-se uma referência internacional na utilização da prótese da anca S-ROM®.
O Dr. Jorge Cruz de Melo é pioneiro em Portugal no tratamento por artroscopia da patologia da anca, nomeadamente o Conflito Femoroacetabular, Conflito IsquioFemoral e Trocanterite da Anca.

É responsável pela Unidade da Anca do CHEDV e do Hospital da Arrábida (Grupo Espirito Santo Saude).

Simulação de Resgate

Durante o XVII Congresso Norte e Nordeste de Ortopedia e Traumatologia (XVII CNNOT), realizado de 02 a 4 de junho deste ano, houve uma programação especial na sexata-feira com uma apresentação completa de Simulado de Resgate.

A demonstração foi no intervalo do almoço na área adjacente do Hotel Luzeiros, contando com todo o aparato oficial de segurança pelos órgãos públicos competentes e estrutura necessária. Foi o resultado de uma parceria eficaz entre Corpo de Bombeiros, SAMU e Comando Tático Aéreo da Polícia Militar, no atendimento às vítimas de acidente automobilístico.

Assim, um cenário de acidente com veículos e vítimas foi montado no local, iniciando o resgate com o atendimento do corpo de bombeiros com desencarceramento e manipulação das vítimas, seguido da estabilização e atendimento inicial da equipe de saúde, finalizando com a remoção das vítimas por resgate aéreo envolvendo o trabalho do comando tático aéreo (CTA).

Tal apresentação teve com foco principal mostrar aos congressistas do XVII CNNOT, bem como à comunidade geral, o excelente e admirável trabalho desenvolvido no atendimento às vítimas de acidente de trânsito em Estado do Maranhão.

Veja a galeria

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *