Mudanças provocadas pela covid-19 causam transtornos mentais

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Muitos relatos populares indicam aumento no número de pessoas com depressão. Saiba o que fazer para manter uma boa saúde mental.

Estamos passando por um momento delicado que mudou a rotina geral da população. A pandemia trouxe muitas mazelas e com elas medo, incerteza e até o pânico para muitas pessoas. Isso ocorre, segundo explicam os profissionais da Rede Saúde Mental, porque lidar com situações fora do habitual implica mudanças no comportamento.

A avalanche de notícias negativas sobre morte e o risco iminente de mais gente adoecer a qualquer momento, traz muita preocupação desencadeando num conjunto de reações orgânicas e psíquicas. Essa é uma reposta natural do organismo ao estímulo recebido bastante conhecido como estresse.

“Quando isso acontece, o corpo entende que precisa ficar em estado de alerta para fugir ou lutar. Ou seja, os hormônios como da adrenalina, cortisol e norepinefrina acabam sendo disparados em maiores dosagens, causando uma reação física” – explica a Enfermeira especialista em Saúde Mental, Alessandra.

A Enfermeira esclarece ainda que o primeiro passo para que o estresse não afete a saúde é conhecê-lo, pois a partir do momento que ele ocasiona dores, sensações de tristeza e afasta pessoas por conta do nervosismo, o problema já deve ser tratado com especialista.

“Aquilo que não conseguimos lidar emocionalmente acaba sendo descarregado no corpo, causando desde mudanças na qualidade do sono, perda ou aumento do apetite, problemas gastrointestinais, sensação de esgotamento, tensão e dor muscular, queda de cabelo, dores de cabeça, taquicardia, alergia, entre outros. Além disso, é importante falarmos de saúde mental”, afirma a enfermeira.

Dicas para manter boa saúde mental durante a Pandemia

Mantenha um bom sono, evitando redes sociais antes de dormir ou notícias que possam gerar estresse ou medo;

Caso o estresse seja de terceiros, foque na sua própria ação, respirando fundo, tendo comportamentos construtivos, não se deixando levar pela emoção de outras pessoas;

Mantenha o corpo em movimento, mesmo estando em casa;

Pratique técnicas de relaxamento, respirando fundo, tendo um momento só seu de meditação;

Mantenha uma alimentação saudável, para que vitaminas e sais minerais, os mais consumidos pelo organismo durante a reação de estresse, sejam repostos, aumentando suas defesas;

Se precisar, peça ajuda, ter sentimentos de desespero, raiva, frustração, tédio, é natural, porém quando isso começa a prejudicar o seu bem-estar e de outras pessoas, é aconselhável o apoio de um profissional.

Cuide-se!

© Revista Saúde News Nordeste

São Luís, 19 de Junho de 2020.

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