Ministério da Saúde prorroga prazo de vacinação contra a gripe

Share

A campanha agira vai até o dia 09 de junho. Em Teresina, a cobertura vacinal visa imunizar 157.542 pessoas e até o momento 111.742 teresinenses foram vacinados.

Resultado de imagem para vacinacao de idoso
Reprodução

O Ministério da Saúde decidiu prorrogar a campanha nacional de vacinação contra a gripe até o dia 9 de junho.  De acordo com o órgão, a decisão  foi tomada devido apenas 63,6% do público-alvo terem sido vacinados, já que a meta é 90%. Em Teresina, a cobertura vacinal visa imunizar 157.542 pessoas e até o momento 111.742 teresinenses foram vacinados.

“É importante que a população da campanha se vacine neste período para ficar protegida quando o inverno chegar. A vacina demora 15 dias para fazer efeito no organismo, por isso o Ministério da Saúde planeja a campanha antes do inverno, período de maior circulação dos vírus da influenza”, destacou Carla Domingues, coordenadora nacional do Programa Nacional de Imunizações do Ministério de Saúde.

A vacina contra a gripe está disponível nos postos de vacinação para crianças de seis meses ou menores de cinco anos; pessoas com 60 anos ou mais; trabalhadores de saúde; povos indígenas; gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto); população privada de liberdade; funcionários do sistema prisional, pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais, além dos professores que são a novidade deste ano.

A vacina contra influenza é segura e também é considerada uma das medidas mais eficazes na prevenção de complicações e casos graves de gripe. Estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% e 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza.

Informações FMS

https://www.45graus.com.br/geral/ministerio-da-saude-prorroga-prazo-de-vacinacao-contra-a-gripe

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *