Hoje é comemorado o dia do dentista

Share

Comemore conosco os avanços da odontologia

No Brasil, o dia do dentista é comemorado em 25 de outubro. Através de uma portaria do Conselho Federal de Odontologia, a data passou a homenagear quem se dedica à profissão no Brasil.  Segundo a Associação Brasileira de Odontologia (ABO), o dentista não é responsável apenas pela saúde bucal da população, seu trabalho envolve, inclusive, a prevenção de outras doenças no organismo; trata dos problemas da gengiva, boca e ossos da face. Na verdade, ele cuida da saúde bucal como um todo, além da parte estética.

A profissão pode ser considerada uma arte com alto senso estético e apurada técnica, executada por um profissional que tem papel fundamental na qualidade da saúde. Quando de sua regularização, em 1629, por meio de carta régia, foi considerada exercício da arte dentária. Como atua em prevenção, tratamento e reabilitação das doenças bucais, pede conhecimento científico, experiência, tenacidade, muito estudo e constante reciclagem por parte dos profissionais da área.

Especialização

O maior investimento que o profissional da odontologia deve fazer é no seu constante desenvolvimento. Manter ativo um processo de aperfeiçoamento profissional, atualizando-se com as novas técnicas e materiais é uma forma segura de conseguir se destacar no mercado.

É importante ressaltar que programas de governo como o Programa Saúde da Família (PSF), as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e o Centro de Especialidades Odontológicas (CEOs) têm incorporado nos últimos anos um grande contingente de profissionais da odontologia, o que aumentou a oferta de empregos no setor público.

Há pouco mais de 10 anos a odontologia passou a ser um dos programas prioritários do Ministério da Saúde, o que se traduz em investimentos, gastos e custeio. Nos próximos anos, com certeza haverá uma maior demanda por esse profissional no setor público.

Tecnologia

A odontologia é atualmente uma das ciências que mais tiveram avanços. Isso faz com que muitas pessoas procurem os consultórios odontológicos para tratamentos que trazem resultados quase que imediatos pela tecnologia, precisão, perfeição rapidez, eficácia, beleza e naturalidade.  Dentre alguns avanços tecnológicos, destacam-se:

*Tecnologia CAD/CAM e Odontologia 3D (possibilitam a confecção de dentes previamente projetados em computador);

* Materiais utilizados em próteses (Podemos destacar a zircônia e a porcelana – que são brancas, muito resistentes e estéticas porque são livres de metais na estrutura);

* Cirurgia guiada (cirurgia para colocação de implantes que pode ser previamente simulada em computador com base em imagens de tomografia computadorizada);

* Enxertos ósseos (nos últimos anos foram desenvolvidos biomateriais de alta tecnologia para os procedimentos que necessitam de correção de falhas ósseas, principalmente para colocação de implantes dentários. Esses materiais foram desenvolvidos para minimizar rejeições e para acelerar a formação de novo tecido ósseo).

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *