Dia do dentista será comemorado em 25 de outubro

Share

A data celebra a importância do profissional que se dedica aos cuidados e saúde da boca humana, tratando desde cáries a problemas mais graves. O dia serve também, para conscientizar a sociedade da importância de manter uma boa higiene bucal.

Estamos na semana em que se comemora o dia nacional do dentista que coincide com a assinatura do decreto 9.311 que criou os primeiros cursos de graduação em odontologia no país, especificamente nos estados da Bahia e Rio de Janeiro. Através de uma portaria do Conselho Federal de Odontologia, a data passou a homenagear quem se dedica à profissão no Brasil.  Segundo a Associação Brasileira de Odontologia (ABO), o dentista não é responsável apenas pela saúde bucal da população. Seu trabalho envolve, inclusive, a prevenção de outras doenças no organismo; trata dos problemas da gengiva, boca e ossos da face. Na verdade, ele cuida da saúde bucal como um todo, além da parte estética.

Atuação
Dentre as funções, o profissional da área pode se especializar como clínico geral, cirurgião dentista (realiza cirurgias), endodontista (trata da polpa e da raiz dos dentes), implantodontia (pode fazer restaurações, obturações, projetar e instalar próteses e dentaduras, faz implante de próteses nos maxilares), estética (corrige a posição dos dentes e faz clareamento),  periodontista (trata as doenças da gengiva e dos ossos da boca), ortodontista (faz alterações estéticas, na mordedura e na posição dos dentes através do uso de aparelhos dentários), odontopediatria (cuida especificamente de doenças de crianças), traumatologia e cirurgia bucomaxilofacial (diagnostica e trata doenças, lesões e traumas na boca, maxilar e face).

Saúde bucal
Manter uma boca saudável é importante para o bem-estar geral das pessoas. Os cuidados diários preventivos, tais como uma boa escovação e o uso correto do fio dental, ajudam a evitar que os problemas dentários se tornem mais graves. Dentes saudáveis não só contribuem para que você tenha uma boa aparência, mas são também importantes para que possamos falar bem e mastigar corretamente os alimentos. É importante ter em mente que a prevenção é a maneira mais econômica, menos dolorosa e menos preocupante de se cuidar da saúde bucal e que ao se fazer prevenção, estamos evitando o tratamento de problemas que se tornariam graves. Existem algumas medidas muito simples que cada um de nós pode tomar para diminuir significativamente o risco do desenvolvimento de cáries, gengivite e outros problemas bucais:
*Escovar bem os dentes e usar o fio dental diariamente;
*Ingerir alimentos balanceados e evitar comer entre as principais refeições;
*Usar produtos de higiene bucal, inclusive creme dental, que contenham flúor;
*Usar enxaguante bucal com flúor, se seu dentista recomendar.
É importante ressaltar que a visita periódica ao dentista é recomendada para todas as fases da vida e há profissionais especializados no cuidado com a saúde bucal do paciente em todas as idades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *